![]() |
FONTE: dessafofs.blogspot.com |
É nos anos iniciais do Ensino Fundamental que o aluno começa a construir sua sua autonomia como leitor.Para isso,é importante intercalar a leitura feita pelo professor com momentos em que todos devem ler sozinhos tanto na escola como em casa.Mas nada de resumos e quationários padronizados para testart os estudante.Mais produtivo, para quem quer formar leitores, é organizar rodas para o compartilhamento de opiniões, propor trocas de livros entre os colegas e incentivá-los a seguir um autor ou um tema de que gostem.
Por que ler-Se os estudantes habituados às rodas de leitura e têm contato com os livros, cabe ao professor do lº ao 5º anos começar a colocá-lo em contato com textos mais complexos para ampliar a familiaridade com a literatura."Que tal selecionar um romance que prenda a atenção da turma e ler um capítulo por dia?",sugere Regina Scarpa,coordenadora pedagógica de Nova Escola.Numa fase da vida (e da escolarização)em que é preciso dar espaço para que as crianças ganhem autonomia e consigam ler sozinhas com mais facilidade,perder o medo dos livrosmaiores é fundamental- e o mesmo vale para os gêneros considerados mais difíceis,como a poesia.
*Este artigo foi tirado da revistas Nova Escola ago/2010 págia 52 e 53.
Geny, seu Blog ficou muito bonito, planeje uma atividade interessante utilizando tecnologia e se inscreva para Mostra Tecnologia no dia 21/10/2010.
ResponderEliminar